TFC


TUPANUARA FUTEBOL CLUBE
Filiado à federação Mineira de Futebol
CNPJ – 18.312.736/0001-60
Rua Tupanuara S/Nº
CEP: 35.534-000
CARMÓPOLIS DE MINAS-MG



No calendário esportivo, há uma história digna de figurar entre as mais brilhantes agremiações esportivas do Estado de Minas, é a história do Tupanuara F. C. de Carmópolis de Minas.






ATUAL ESTÁDIO “TUPANUARA F. C.”









Aqui é o palco de uma das agremiações mais importantes do futebol regional, o TUPANUARA F. C. Por este estádio já aconteceu partidas memoráveis. Já passaram jogadores filhos de Carmópolis de Minas, que na arte dos dribles e dos gols, fizeram uma história digna de figurar nos anais do futebol carmopolitano e mineiro.

 
No Bairro Cachoeirinha, ergue-se imponente o Estádio Franklin Lopes do Amaral do Tupanuara F. C. de Carmópolis de Minas.
Ali, é o palco das pelejas sensacionais de futebol que tem nas cores alvi-negras a força jovem de atletas que estão gravando para o futuro os dribles e os gols para esta história brilhante do Tupanuara F. C. que sem dúvida alguma é uma das mais bonitas histórias do esporte carmopolitano.

O exímio jogador de futebol já nasce feito, exatamente como o artista, para quem o trabalho, o treinamento, a força de vontade e a perseverança são meros exercícios de aprimoramento.


DADOS BIOGRÁFICOS DO SR. FRANKLIN LOPES DO AMARAL, BENEMÉRITO DO TUPANUARA F. C.



 
          Franklin Lopes do Amaral, nasceu no município de Carmo da Mata, estado de Minas Gerais, em 09/12/1888. Filho de José Lopes do Amaral e de Dª Maria Cândida do Amaral. Aportando-se em terras carmopolitanas, logo sintonizou-se com a vida carmopolitana. Contraiu-se núpcias por duas vezes. Em Carmópolis de Minas, criou ao lado de sua segunda esposa, Dª Maria Adelaide Amaral, numerosa família, e no decorrer de sua vida, deixou vários benefícios em prol de nossa terra, tais como: doação do terreno para construção da Vila Vicentina e do terreno onde ergue-se hoje o estádio que leva seu nome como patrono, o Estádio “Franklin Lopes do Amaral” do Tupanuara F. C.
          No campo político, o Sr. Franklin Lopes do Amaral, foi chefe político da antiga UDN – União Democrática Nacional. Por sua casa passou inúmeros políticos de renome nacional, citando o ilustre governador do Estado de Minas Gerais, o Dr. José de Magalhães Pinto. O Sr. Franklin Lopes do Amaral, foi vereador à Câmara Municipal de Oliveira, representando e então arraial do Japão de Oliveira.
É com orgulho que incrusto no presente trabalho, esses dados biográficos deste grande carmopolitano, Sr. Franklin Lopes do Amaral.


JAPONENSE F. C.


Para fundar o Japonense F. C., primeiro time de futebol do Japão, tiveram que fazer o campo a poder de picareta e enxadão, no local onde hoje se ergue a Vila Vicentina, no bairro Santo Antônio. A construção do referido campo ficou orçada em 180 mil reais, pois até arquibancadas tinha o campo. (As arquibancadas eram feitas de tábuas de vinhático).
O primeiro jogo do Japonense F. C., se deu no ano de 1918.

Foi no campo do Japonense F. C., que se formou o antigo Tupanuara F. C.  Em reunião dos dirigentes e jogadores do Tupanuara F. C., ficou deliberado a mudança do nome para Independente F. C.
Mais tarde teve a dissidência do jogador Nino e outros formando novo time e voltando novamente o nome de Tupanuara F. C. Por esta época era secretária do time a jovem Anita Garibaldi de Freitas.

Em 1964, no dia 24 de setembro, Antônio Batista Diniz, Presidente do Tupanuara Futebol Clube, de Carmópolis de Minas, recebia a escritura pública de doação, feita pelo senhor Franklin Lopes do Amaral, de 11.875 m2, de um terreno sito no bairro Cachoeirinha para a construção efetiva da sede do Tupanuara Futebol Clube.






 
Em 1964, no dia 24 de setembro, Antônio Batista Diniz, Presidente do Tupanuara Futebol Clube, de Carmópolis de Minas, recebia a escritura pública de doação, feita pelo senhor Franklin Lopes do Amaral, de 11.875 m2, de um terreno sito no bairro Cachoeirinha para a construção efetiva da sede do Tupanuara Futebol Clube.









No “Minas Gerais”, de terça-feira, 21 de abril de 1970, era publicado o EXTRATO DO ESTATUTO DO TUPANUARA FUTEBOL CLUBE.

Ei-lo:

O Tupanuara Futebol Clube, fundado em fevereiro de 1958, na cidade de Carmópolis de Minas, MG, onde tem sede, tem por finalidade promover e estimular entre seus associados a prática e o desenvolvimento da cultura física, moral, artística, intelectual, cívica e recreativa, nas diversas modalidades. Os sócios não respondem subsidiariamente pelos compromissos assumidos em nome do Clube pelos seus representantes legais. O Clube será administrado por uma Diretoria constituída de: Presidente, Vice-presidente, primeiro e segundo Secretários, primeiro e segundos Tesoureiros, Diretor Geral de Esportes e Diretor Social. Compete ao Presidente representar o  Clube em juízo, nas suas relações oficiais e com terceiros, em todos os atos em que ele se tenha de manifestar. A dissolução do Clube só poderá ser resolvida pela Assembléia Geral, constituída no mínimo de 2/3 de seus associados em pleno gozo de seus direitos; convocados expressamente para apreciar os motivos da dissolução e parecer prévio da Diretoria e do Conselho Deliberativo. A dissolução só poderá ser deliberada pelo voto de 2/3, no mínimo, e os membros presentes a reunião da Assembléia julgar conveniente. As reformas ou modificações de que trata o presente artigo só poderão ser autorizadas pela Assembléia Geral desde que a proposta alcance 2/3 de votação na reunião a que for submetida.


O Estatuto do Tupanuara F. C. de Carmópolis de Minas, foi registrado no CARTÓRIO JERO OLIVA DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS, à Rua da Bahia, nº 1148, Conjunto Arcângelo Maletta, em Belo Horizonte, sob o nº 13.369, às folhas 282/283, do livro A. 13, em 27 de abril de 1970.


Galeria De Fotos T.F.C